segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Tratamento contra AVC com células-tronco tem resultados positivos


                   

                Células-tronco auxiliam o organismo a reparar o tecido cerebral danificado

Os primeiros testes clínicos realizados com células-tronco em pacientes que sofreram derrames não apresentaram resultados adversos. A primeira experiência foi feita com um grupo de três voluntários. Um idoso foi a primeira pessoa no mundo a receber o tratamento, em 2010. Desde então, a técnica foi testada em outros dois pacientes no Reino Unido.

A partir do resultado positivo, e da autorização oficial do governo, a segunda fase do estudo poderá ser feita em maior escala. A equipe de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Glasgow, na Escócia, acredita que as células-tronco auxiliam o organismo a reparar o tecido cerebral danificado por um derrame.

Testes

A primeira avaliação foi feita a partir da injeção de células-tronco no cérebro de três pacientes que haviam sofrido AVC. Primando pela segurança, as primeiras doses de células injetadas foram de pequeno volume.

Em 2012, o objetivo dos pesquisadores é que um grupo maior de voluntários receba doses progressivamente maiores. Os testes clínicos também vão avaliar a eficiência do tratamento.

Fonte: Clicrbs
Edição do dia 05/10/2011

Um comentário: