terça-feira, 11 de outubro de 2011

Células-tronco tratam queimaduras graves


 
A célula-tronco mesenquimal, encontrada primariamente na medula óssea, acelera a cicatrização de feridas geradas por queimaduras graves. O resultado é de uma pesquisa feita na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo).
As células-tronco foram aplicadas em ratos que tinham queimaduras de terceiro grau e cerca de 40% da superfície corporal queimada. No teste, houve ratos que receberam as células e os que não receberam, sendo que ambos tinham sofrido queimaduras.
De acordo com a Agência USP de Notícias, entre aqueles que não receberam as células-tronco, foi registrado um índice de cicatrização de 80%, 60 dias após a queimadura. Já no outro grupo a taxa foi de 100% nesse período. A bióloga Carolina Caliari Oliveira, autora da pesquisa, diz que isso aconteceu por causa da ação das -tronco mesenquimais, que são responsáveis por gerar tecidos da linhagem mesodérmica, como osso, cartilagem e músculo.
Ela diz que ainda não se sabe exatamente como a célula atua no corpo de modo a agilizar a cicatrização. Uma das hipóteses está relacionada a um dos efeitos que a célula ocasiona. Carolina percebeu que os animais tratados apresentaram maior quantidade de tecido de granulação (tecido provisório que é formado quando há alguma lesão) e de vasos sanguíneos na região queimada após o tratamento, o que pode ajudar na cicatrização.
Além da cicatrização mais rápida, os animais tratados também apresentaram melhorias em relação a outros efeitos de queimadura grave, como inflamações e infecções graves.
As células-tronco mesenquimais usadas foram obtidas de medulas ósseas de camundongos e cultivadas em laboratório. A bióloga pretende dar continuidade ao seu estudo.
– A ideia agora é utilizar células mesenquimais de seres humanos, que podem ser obtidas da veia do cordão umbilical e do tecido adiposo.
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário